Untitled Document
Se pretende comprar um ar condicionado, veja as dicas
09/03/2013



Se pretende comprar um ar condicionado, veja as dicas

Para ter o clima sempre agradável em casa ou no escritório, você precisa ficar atento a três itens bastante importantes: o tipo de ar condicionado, a capacidade de refrigeração e o local onde será instalado.

Basicamente, são três tipos diferentes de ar-condicionado:

Ar condicionado de Janela ou Parede

O ar condicionado de parede é o modelo tradicional e tem instalação simples, bastando um buraco na parede e uma tomada ligada à rede elétrica, sem necessidade de obras. Seu preço é mais em conta e ainda vende muito, mesmo já existindo modelos mais avançados.

Ar condicionado Portátil

A grande vantagem do ar condicionado portátil é poder ser levado para qualquer cômodo, desde que se tenha uma janela para encaixar a mangueira responsável por expulsar o ar quente do ambiente.

No ar condicionado portátil, a água fica acumulada em seu interior e o próprio equipamento indica quando é hora de esvaziá-lo. Pode ser uma boa indicação se em seu imóvel não é permitida a instalação de ar condicionado que altere a arquitetura do ambiente.

Ar condicionado Split (ou Hi Wall)

O ar condicionado Split é o sonho de consumo de muita gente. É muito mais silencioso do que os outros tipos, além de consumir menos energia. Porém, a instalação custa caro, exige fazer obra no cômodo onde for instalado e só pode ser feita por profissional especializado ou você perde a garantia do produto. Além disso, você ainda precisa ter um espaço disponível do lado de fora da casa ou do apartamento, furar a parede para passagem do duto e ter tomada elétrica de 220V.

Se você pretende climatizar mais de um cômodo utilizando o modelo split, aqui vai uma dica: você pode recorrer ao chamado ar condicionado Multi Split. Esse tipo de condicionador de ar tem duas ou mais unidades internas e apenas uma unidade externa, simplificando a instalação e gerando mais economia.

Fique atento também à capacidade de refrigeração necessária para climatizar o ambiente em que você está. Para isso, preparamos uma tabela com informações importantes para ajudar você:

Saber a metragem do ambiente é fundamental, mas há outros fatores que podem influenciar na escolha. Na hora da instalação, é importante também conhecer o cômodo onde o ar condicionado irá ficar. Para simplificar, vamos dar estas dicas para você:

Se o ambiente tiver maior exposição ao sol, portas abertas ou que se abram com frequência, e maior quantidade de aparelhos eletrônicos, como TV, computador e aparelho de som: escolha um condicionador de ar com capacidade maior que a informada na tabela acima.

Mas, se o ambiente sofre pouca incidência de sol ou recebe somente o sol da manhã, e o cômodo fica no térreo ou é um apartamento entre andares, você pode escolher um ar condicionado com capacidade igual ou menor que a indicada na tabela anterior.

Fique atento também aos recursos que facilitam e melhoram o uso do aparelho, como:

- Controle remoto: facilita programações, principalmente, durante a noite.

- Filtragem do ar: para os alérgicos, o melhor é escolher os modelos com filtros avançados, como aparelhos de ar condicionado com filtro HEPA, que elimina 99,9% das impurezas e partículas suspensas, ou filtros antibactérias, ácaros e fungos e até filtros de pelos de animais.

- Ciclo Quente/Frio: o ciclo reverso é um diferencial útil em locais com grandes variações de temperatura, pois além de esfriar, ele também serve para aquecer o ambiente.

Não se esqueça de que, no verão, os aparelhos de ar condicionado costumam sumir das lojas, devido à grande procura. E fora dessa época, os preços são até mais em conta. Portanto, programe-se para comprar!