Untitled Document
Dicas para evitar acidentes elétricos em casas
09/03/2013



Um choque aqui outro ali, medo na hora de trocar uma lâmpada ou arrumar o chuveiro? Se você é daquelas pessoas que se preocupa na hora de fazer esses pequenos reparos em casa é bom ficar atenta a todas as dicas que o hagah vai mostrar.

O choque elétrico é o maior causador de acidentes em casa e sim ele pode matar, por isso é essencial instalar o fio de terra em chuveiros e torneiras elétricas, dados do Corpo de Bombeiros.

- Primeira dica: Quando for mexer com qualquer parte elétrica da casa o recomendável é desligar a chave geral.

 - Segunda dica: nunca mexer em uma parte interna das tomadas, com os dedos ou objetos.

- Terceira dica: Quando tiver criança pequena em casa, vede todas as tomadas para não correr riso. Hoje nas lojas de materiais elétricos existe um protetor especial, mas se não o tiver pode usar um esparadrapo.

Saiba porquê mudou o padrão das tomadas

 - Quarta dica: quando for trocar lâmpadas, use o suporte da mesma como sua proteção, não tocando nas demais regiões. Nunca toque em aparelhos elétricos quando estiver com as mãos ou o corpo úmidos.

- Quinta dica: Quando o chuveiro estiver na chave de inverno e você já estiver no verão, nunca troque a mesma com o corpo molhado e o chuveiro ligado.

- Sexta dica: Os fios elétricos sempre devem estar em perfeitas condições e encapados corretamente. Nunca deixe um fio elétrico descoberto.

- Sétima dica: Quando usar algum objetivo metálico, tenha cuidado para que ele não esbarre em nenhum cabo elétrico.

- Oitava dica: nunca pise em fios caídos no chão, principalmente depois de uma tempestade.

- Nona dica: mantenha os aparelhos elétricos em bom estado. Quando um aparelho aparecer leve até uma assistência técnica para não correr mais riscos em casa.

- Décima dica: Desligue sempre a chave geral para mexer nas partes elétricas da residência. Na dúvida, chame um eletricista.

Agora você tem dez dicas básicas para evitar um choque de leve ou algo mais grave.